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"O conhecimento é função do intelecto, ao passo que a sabedoria é função do ser"































































































































































































sexta-feira, 12 de março de 2010

Aprender a ler o mundo

A sociedade de que somos parte produz e mantém uma cultura.Já vimos que essa cultura é um conjunto complexo e dinâmico que abrange desde rituais mínimos de convivência até aprofundados conhecimentos científicos e técnicos.Desse conjunto fazem parte valores que aprendemos a associar às coisas e às ações.
Nele também estão presentes idéias sobre a realidade,que muitas vezes nos levam a vê-la de forma pouco "real".
Aprender a ler o mundo(adquirir a "inteligência do mundo", nas palavras de Paulo Freire)significa conhecer esses valores e essas idéias.Significa, também, pensar sobre eles,desenvolvendo uma posição crítica e própria.
Aprendemos a ler a realidade em nosso cotidiano social.Desde crianças,identificamos atitudes agressivas,diferenciando-as das receptivas.
A convivência em sociedade nos ensina a perceber que lugares devemos fregüentar, que comportamentos devemos adotar ou evitar em determinadas situações. Adquirindo nosa cultura,aprendemos a ler nosso grupo social, interiorizando os pequenos rituais estabelecidos para as relações sociais.
Tomamos consciência também de que somos permanentemente"lidos", o que nos leva a utilizar nosso comportamento como uma forma de linguagem,capaz de agradar,despertar simpatia,agredir,demonstrar indiferença.
Esse aprendizado social inclui ainda formas de pensar a realidade.Aprendemos a pensar por exemplo,que devemos buscar conhecimentos técnicos e científicos para ingressarmos no mercado de trabalho de forma vantajosa.Aprendemos também a ver na infância e na adolescência períodos destinados principalmente à preparação da vida adulta, além de muitos outros valores sociais, que nos levam a criar hábitos de consumo e a assumir posições perante a vida.A vida social, desse modo, não se limita a nos ensinar a ler a realidade, mas chega ao ponto de orientar essa leitura num sentido mais ou menos permanente.somos levados a adotar determinadas expectativas- e a satisfação delas é vista como forma de felicidade.
O mundo social é permanentemente leitor e leitura dos seus indivíduos. Nossa cultura nos transfere conhecimentos sobre a realidade e formas de pensá-las.Aprender a ler o mundo é apropriar-se desses valores de nossa cultura.É, também,submetê-los a um processo contínuo de questionamento, do qual participa nossa capacidade de duvidar.Afinal, será essa a única maneira de organizar a vida? Será esse o único mundo que somos capazes de fazer?Não será possível pensar a humanidade em outros termos?Esse exercício da dúvida é sempre benéfico, pois nos oferece condições de superar as leituras mais imediatas da realidade, atingindo releituras importantes para quem se preocupa com a saúde social e física do ser humano.


INFANTE,Ulisses.textos:Leituras e escritas,lingúa e redação.SP-Scipione,2000

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