Sejam bem Vindos






"O conhecimento é função do intelecto, ao passo que a sabedoria é função do ser"































































































































































































quarta-feira, 24 de março de 2010

Projeto Sociedade para Todas as Idades retoma visitações

Cidadania e justiça não têm idade. Seguindo esse conceito, o programa “Sociedade para Todas as Idades”, desenvolvido pelo Museu do Superior Tribunal de Justiça (STJ), atende a grupos de idosos do Distrito Federal e cidades do entorno. O projeto socioeducativo, que recebe quinzenalmente o público para conhecer o funcionamento e a estrutura do STJ, retomou as atividades neste mês de março.

Iniciado em 2004, o projeto traz ao Tribunal o público da terceira idade para uma visita guiada e uma tarde de atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Memória e Cultura. O objetivo é integrar e valorizar o idoso, promovendo ações para construir a cidadania sem distinção de idade. O STJ recebe, em geral, pessoas que frequentam grupos comunitários de idosos, a maioria de baixa renda, com idade entre 50 a 80 anos.

Desde sua criação, o programa já recebeu a visita de 78 grupos, totalizando 3.310 idosos que conheceram as dependências do STJ. Com essa iniciativa, o Tribunal da Cidadania vem contribuindo para o cumprimento do Estatuto do Idoso, que garante o direito à construção moral, intelectual, espiritual e social.


Ao visitar o Tribunal, os grupos desenvolvem atividades para pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Após a visita, os idosos contam ainda com atividades lúdicas, como alongamento, relaxamento, brincadeiras interativas, oficinas de artes plásticas, apresentações musicais.

O projeto mantém contato com diversos órgãos de defesa do idoso no DF, com o intuito de estreitar laços, orientar e promover a troca de informações. Destaca-se o Conselho dos Direitos do Idoso, o Conselho Nacional do Idoso e a Coordenação de Assuntos para a Terceira Idade do GDF.

Visitação

As visitas são realizadas sempre às sextas-feiras com um grupo de 45 pessoas. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco da história do Judiciário, aprender sobre a missão e o funcionamento do STJ e ainda debater soluções jurídicas para problemas que afetam o cotidiano dos idosos e, consequentemente, da comunidade onde vivem.

A instituição que deseja participar da visitação deve encaminhar o formulário de inscrição para seu grupo. O formulário está disponível na página Conheça o STJ, no link Visitação. Se preferir basta acessar o link abaixo, preencher e enviar o documento para a Coordenação de Memória e Cultura do STJ, responsável pelo contato com a instituição para confirmar a visita ao Tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário